Evolução TE - Colégio Notre Dame de Campinas

Timeline created by tecnd
  • Primeiros computadores

    Primeiros computadores
    O início de tudo!
    Aulas de Computação para 5ª e 6ª séries, em salas de aulas.
    Primeiros computadores: APPLE TK 3000lle.
    Início da construção do prédio dos laboratórios.
    Aulas de linguagem logo.
  • Inauguração do Laboratório

    Inauguração do Laboratório
    O novo Laboratório de Informática foi inaugurado em 13 de abril de 1989, enquanto os outros laboratórios, de Física e Química, eram concluídos.
    Inclusão da aula de Computação no currículo escolar da 7ª série.
  • EXPOLOGO

    EXPOLOGO
    Desenvolvimento de muitos projetos e EXPOLOGO, exposição que tornou-se um evento oficial da área de Computação, devido ao seu grande sucesso com as famílias.
  • 30 anos de Notre Dame!

    30 anos de Notre Dame!
    No ano de 1991, o Colégio Notre Dame comemorou seus 30 anos e a área de Computação não podia ficar de fora dessa comemoração. Naquele ano, a exposição dos trabalhos em LOGO teve o tema: “O que gosto do meu Colégio?”
  • Formação dos Educadores

    Em 1992, a área de Computação começou a investir na formação tecnológica dos professores do Colégio.
    Nesse ano, em função do assunto “ecologia” estar em evidência (Rio 92), o mesmo tema foi utilizado na exposição dos trabalhos feitos em LOGO, cujo nome foi: ECOLOGO.
  • Windows e Pacote Office no CND!

    Windows e Pacote Office no CND!
    A chegada dos computadores no Notre Dame com sistema operacional Windows e pacote Office, possibilitou ampliar os conteúdos das aulas de Computação e também iniciar um primeiro trabalho de parceria com as demais disciplinas.
    Foi nesse mesmo ano que a Área de Computação iniciou sua participação na organização das eleições simuladas no Colégio.
  • Palestras com especialista

    Palestras com especialista
    Sempre procurando atender às necessidades da equipe docente, a área de Computação promoveu, em 1995, palestra com especialista em publicidade e propaganda para os professores.
  • Estreia da internet na escola

    Estreia da internet na escola
    35 anos do Colégio Notre Dame! Em 1996, em função dessa comemoração, o querido Ir. Paulo foi o convidado da área de Computação para contar aos alunos sobre a história do Notre Dame. Outro fato marcante de 1996 foi a estreia da internet na escola, em junho, com acesso por um único computador, modelo IBM Pentium 100 MHz Multimídia no laboratório de Informática. No mesmo ano, nas eleições para Prefeito, uma nova urna foi desenvolvida. Utilizando a linguagem de programação Visual Basic.
  • Criada a rede de computadores do colégio

    Criada a rede de computadores do colégio
    Treze meses depois do primeiro computador com conexão à internet, foi criada em julho de 1997 a rede de computadores do colégio, permitindo, entre outras possibilidades, o acesso à internet em todas as máquinas. Com isso, multiplicaram-se as possibilidades de trabalho e parcerias, surgindo os primeiros projetos da área.
  • A área de computação passa a chamar-se "Informática Educacional"

    A área de computação passa a chamar-se "Informática Educacional"
    Nesse ano, um grande investimento foi feito pela área de Informática, ampliando a estrutura da rede para outros ambientes. À essa nova estrutura foi dado o nome de “CND net”. Para sua inauguração foi realizado um evento que contou com a bênção do Pe. Canoas e a presença de toda a comunidade em um gostoso coquetel. A partir desse momento, a área de Computação passou a denominar-se área de “Informática Educacional”.
  • Criação do projeto Clube de Computação o curso extracurricular de Robótica

    Criação do projeto Clube de Computação o curso extracurricular de Robótica
    A partir da nova proposta de utilização da informática, foram criados em 1999 projetos como o Clube de Computação, Português Online e FalAluno, além do curso extracurricular de Robótica. A parceria com o CTI foi firmada e a 4ª Copa Mundial de Futebol de Robôs aconteceu mesmo no Colégio Notre Dame. Durante o evento, ocorrido entre 4 e 8 de agosto de 1999, participaram do mundial 15 times de diferentes países.
  • Grandes investimentos foram feitos na renovação dos computadores dos laboratórios

    Grandes investimentos foram feitos na renovação dos computadores dos laboratórios
    Nesse ano, grandes investimentos foram feitos na renovação dos computadores dos laboratórios. Nas eleições municipais de 2000, a área de Informática Educacional realizou uma prévia eleitoral com todos os alunos e funcionários. O programa para a “eleição eletrônica” foi totalmente desenvolvido pela área de Informática do Colégio utilizando a linguagem de programação Visual Basic. Na prévia, somente para PREFEITO, o eleitor escolheu seu candidato pela foto ou nome, clicando sobre eles com o mouse
  • CND Virtual e Escolinha de Informática

    CND Virtual e Escolinha de Informática
    O Clube de Computação, criado em 1999, foi reestruturado em 2001, dividindo-se em duas frentes de trabalho: O CND Virtual deu início a uma nova fase de utilização da internet pela Informática. Com o objetivo de criar um ambiente online de aprendizagem colaborativa, projetos interdisciplinares passaram a ser desenvolvidos. A Escolinha de Informática dava continuidade aos ensinamentos básicos da informática, com um diferencial: passou a atender alunos e seus familiares no mesmo curso.
  • Novos equipamentos e softwares foram adquiridos

    Novos equipamentos e softwares foram adquiridos
    Em 2002, o Colégio Notre Dame firmou parceria com o IBTA, Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada. Novos equipamentos e softwares foram adquiridos, como os EPC Pentium III, ampliando as possibilidades de trabalho com nossos alunos.
  • Parceria com a Escola 24 horas

    Parceria com a Escola 24 horas
    Em 2003, o Colégio firmou parceria com a Escola 24 horas, um portal com conteúdos educativos e proposta de atendimento 24 horas online para dúvidas dos alunos. Para atender a demanda das turmas, um novo ambiente virtual foi desenvolvido pela equipe de Informática. Era o Laboratório Online. Foi em 2003, também, que desenvolvemos a primeira versão eletrônica da Gincana Cultural. Nessa primeira gincana eletrônica, os participantes foram os alunos do Ensino Fundamental II (antigas 5ª a 8ª séries).
  • Laboratório de Informática do EF1

    Laboratório de Informática do EF1
    Em 2004, um novo Laboratório de Informática foi criado, específico para o Curso de Educação Infantil e o Ensino Fundamental I (até o 5º ano). Esse novo ambiente possibilitou a inclusão de uma aula semanal de Informática na grade curricular de todas as turmas desses segmentos. Com as aulas regulares de Informática para o Ensino Fundamental I, iniciamos a realização da Gincana Cultural, na semana Pe. Moreau, com essas turmas.
  • Início da parceria com o Portal Educacional, em substituição à Escola 24 horas.

    Início da parceria com o Portal Educacional, em substituição à Escola 24 horas.
    O ano de 2005 marca o início da parceria com o Portal Educacional, em substituição à Escola 24 horas. Esse novo portal possibilitou a exploração de novos recursos, dentre eles a Oficina do Texto, livrinhos escritos pelos alunos a partir de ilustrações feitas por famosos, como o Ziraldo. Para a entrega dos livrinhos, o próprio Ziraldo esteve aqui e, com muita simpatia, presenteou o Colégio com um Menino Maluquinho personalizado!
    Essa visita ilustre rendeu até matéria em jornal da cidade.
  • Novos ambientes virtuais foram desenvolvidos

    Novos ambientes virtuais foram desenvolvidos
    Em 2006, o Colégio comemorou seus 45 anos e nossa área não poderia ficar parada. Novos ambientes virtuais foram desenvolvidos, como a revista eletrônica CND.com. Totalmente idealizada e desenvolvida pela equipe de Informática, foi um grande veículo de divulgação de nossas atividades.
    Outra novidade, foi a junção dos ambientes virtuais CND Virtual e Laboratório Online, unificados em um novo ambiente: o CND Online, que é administrado até hoje pela equipe de Tecnologia Educacional do Colégio.
  • Concurso Smart de 2006

    Concurso Smart de 2006
    CONCURSO Após o bom resultado obtido no Concurso Smart de 2006, a equipe de Informática do Colégio sentiu-se desafiada a buscar uma melhor classificação no concurso de 2007. Em outubro fomos convidados para participar de um evento no Consulado do Canadá, em São Paulo, para a divulgação do resultado e premiação dos vencedores. Lá fomos nós!!!
  • Oficina de Informática

    Oficina de Informática
    Novos cursos foram oferecidos na Oficina de Informática e a formação tecnológica de nossos funcionários foi o grande foco desse ano.
  • Um grande investimento foi feito no parque tecnológico do Colégio.

    Um grande investimento foi feito no parque tecnológico do Colégio.
    No ano de 2009, um grande investimento foi feito no parque tecnológico do Colégio. Dando continuidade ao trabalho de Educação Digital, visando a formação de usuários éticos e legais no mundo virtual, a equipe de Informática em parceria com a Orientação Educacional intensificou as ações em 2009 e promoveu uma grande reflexão sobre a diferença entre público e privado, o que é responsabilidade civil e criminal, entre outros.
  • Blogs Educacionais

    Blogs Educacionais
    A utilização de blogs educacionais ganhou força em 2010 e muitos professores aderiram a essa prática, possibilitando aos alunos o acesso aos recursos utilizados em sala a partir de suas casas. Alguns projetos possibilitaram, ainda, a criação de blogs individuais de alunos.
    Blog também foi o tema de uma oficina realizada pela equipe de Informática no 5º Seminário Nacional “O Professor e a Leitura do Jornal”, nos dias 14 e 15 de julho de 2010 na UNICAMP.
  • PROJETOS - CND TV e RÁDIO CND

    PROJETOS - CND TV e RÁDIO CND
    Nascia em 2011 a “CND TV”. Idealizada a partir de uma visita ao Colégio Dante Alighieri, a CND TV possibilitou o resgate de trabalhos como o FalAluno e o Clube de Computação, desenvolvidos no Notre Dame no fim dos anos 90 e início dos anos 2000.
    A Rádio CND surgiu de um projeto de Língua Portuguesa, cujo objetivo era possibilitar ao aluno, de maneira prazerosa, uma situação efetiva de uso da linguagem oral.
  • Moodle e Gincana Ortográfica

    Moodle e Gincana Ortográfica
    Em 2012, todos os alunos do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio foram incluídos no sistema Moodle. Com isso, diversas atividades e avaliações processuais passaram a ser realizadas nesse ambiente virtual. Gincana Ortográfica Um aparelho equipado com sistema de luzes foi desenvolvido especificamente para a Gincana Ortográfica. Com ele, os alunos selecionavam a resposta correta e a luz correspondente acendia, facilitando a visualização das respostas e tornando o estudo ainda mais animado.
  • TECHNO PARTY – 25 horas de atividades!

    TECHNO PARTY – 25 horas de atividades!
    Um evento para ficar na história do Colégio Notre Dame Após muitas sugestões das equipes de Tecnologia e Comunicação, surgiu a grande ideia: 25 anos, 25 horas!! Nascia, naquele momento, essa audaciosa proposta de comemoração. Organizado em dois momentos, Techno Party Day e Techno Party Night, o evento englobou a tradicional Escola Aberta durante o dia e promoveu atividades com forte uso de tecnologia no período noturno, acesso somente com inscrição prévia e vagas limitadas.
  • Estúdio audiovisual

    Estúdio audiovisual
    Dia 06 de maio de 2013: mais um marco na nossa história! Inicia-se a construção do tão sonhado Laboratório de Audiovisual. Esse antigo desejo da equipe de Tecnologia Educacional (TE) vai possibilitar realizar gravações de áudio e vídeo com ainda mais qualidade. Acompanhe esse “nascimento” e em breve o “crescimento” de mais esse ambiente do Colégio.
  • Laboratório de Notebooks

    Laboratório de Notebooks
    Equipado com 20 notebooks, foi implantando para utilização dos alunos do High School.
  • LABORATÓRIO MÓVEL DE iPAD

    LABORATÓRIO MÓVEL DE iPAD
    Composto por 25 iPads para uso de todo o colégio e 2 iPADs com 3G, para uso dos Laboratórios de Informática. A aquisição desses aparelhos faz parte de um projeto-piloto que visa a formação de alunos e professores quanto ao uso de mais esse recurso tecnológico. Todos os alunos, de todas as turmas, passarão pela experiência de utilizar esse recurso em aula no ano de 2013.
  • Techno Cursos

    Techno Cursos
    Techno Cursos é a área responsável pelo oferecimento de cursos extracurriculares de tecnologia no colégio.
  • Nova sala Multitech - NDJ

    Nova sala Multitech - NDJ
    A sala MULTITECH foi especialmente criada para os alunos do Maternal e Infantil. Ela é equipada com uma lousa digital afixada na parede na altura das crianças, 5 computadores All-in-One touch, permitindo aos alunos um maior controle do equipamento e 7 ipads, de forma que as aulas sejam trabalhadas no formato de rotação por estações.
  • Pacote G-Suite

    Pacote G-Suite
    Instalação e implementação do pacote G-Suite no Colégio.
  • Novo objetivo da TE

    Novo objetivo da TE
    O trabalho da TE deve estar diretamente relacionado a formação tecnológica de alunos e professores.
  • Equipe Oficial de Robótica Notre Invaders

    Equipe Oficial de Robótica Notre Invaders
    O Colégio Notre Dame deu início, em 2015, à formação de uma equipe de alunos, denominada “Notre Invaders”, para representá-lo em torneios oficiais de Robótica.
  • Curso de mídias para os alunos do 7º ao EM

    Curso de mídias para os alunos do 7º ao EM
  • Aulas curriculares de Tecnologia Educacional

    Aulas curriculares de Tecnologia Educacional
    Inclusão de aulas curriculares de Tecnologia Educacional, para os alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
    Essa nova disciplina tem como objetivo proporcionar aos alunos uma formação que lhe permita obter uma fluência tecnológica de alto nível.
  • Capacitação de funcionários

    Capacitação de funcionários
    Capacitação de funcionários na utilização das ferramentas do Google.
  • Curso de Tecnologia e Inovação em Educação

    Curso de Tecnologia e Inovação em Educação
    Desde 2014 o Colégio vem oferecendo uma formação para seus professores, uma pós graduação.
    O módulo de 2017 foi o de Tecnologia e Inovação em Educação, com o foco para os professores do EFII/EM. Em 2018 será oferecido para o NDJ/EFI.
    No curso foi trabalhado as principais tendências mundiais em tecnologia educacional, uma introdução ao Ensino Híbrido, e outras metodologias e abordagens que estão sendo utilizadas mundialmente.
  • Primeira participação na OBR

    Primeira participação na OBR
    As equipes Notre Invaders e NotreGênios participaram pela primeira vez da OBR.
  • Novo ambiente de Tecnologia (Multitec)

    Novo ambiente de Tecnologia (Multitec)
    O novo ambiente de tecnologia, nomeado de Multitec, foi inaugurado no segundo semestre de 2017.
  • Nova sala de TE

    Nova sala de TE
    Reforma da nova sala de TE, um ambiente que possibilita trabalhar com metodologias ativas.
  • Novos cursos extracurriculares na Tecno Cursos

    Novos cursos extracurriculares na Tecno Cursos
    A Tecno Curso vem se aprimorando na busca das melhores práticas, assim como na renovação constante de sua grade de cursos, de forma a possibilitar a seus alunos uma ampla formação na área de tecnologia.
    Para 2018, os cursos oferecisos são:
    - Meninas Programadoras
    - Robótica Lego Wedo 2.0
    - Robótica Lego Intermediária
    - Mini Cientista
    - Mídias
    - Little Maker
    - Jovem Cientista
    - Senior Tech
    - Youtuber
    - Fotografia Criativa